domingo, 22 de agosto de 2010

20 anos de caminhada!


Amigos,

Hoje, exatamente hoje, nessa data há vinte anos atrás eu, pela primeira vez adentrava o espaço da sala de aula como professor. Data histórica para minha carreira e que me traz muitas lembranças...
Um caminho longo de erros e acertos, vitórias e derrotas mas de um amor incondicional pela carreira que um dia resolvi abraçar. Um caminho nem sempre suave, muitas vezes pedregoso e com dificuldades para seguir em frente.
Quantos passaram pelas minhas mãos, ouviram minhas palavras e aprenderam algo comigo. Quantos desses me ensinaram tanto... Me ensinaram a deixar de ser professor e me tornar um educador. Alguém que pudesse olhar para o aluno não como um número, um a mais, mas como um ser humano único e maravilhoso que estava ali, cheio de possibilidades para aprender-ensinar. Um ser humano que me chegava às mãos como um presente, uma oportunidade de ensinar e aprender, de fazer algo pelo ser humano, de olhos miúdos, assustado algumas vezes querendo aprender.
Algumas vezes me colocava como um algoz, o carrasco para muitos... mas o tempo é o melhor mestre e a experiência também. Aliados me ensinaram que o melhor mestre ajuda seu discípulo a crescer, a ser alguém melhor, a ser diferente de quando ali chegou.
Só o tempo mesmo para nos mostrar o quanto somos incompletos e quanto ainda temos que aprender...
Vinte anos não são vinte dias, vinte minutos, vinte horas ou vinte segundos... é um tempo longo e posso dizer que, hoje, ao olhar para trás gostaria de voltar no tempo para desfazer erros e injustiças que cometi por imaturidade ou orgulho. Alunos que reprovei sem ajudá-los quando podia fazê-lo. Outros que deixei de abraçar quando me pediam apenas carinho...
O tempo me ensinou a não perder oportunidades para ensinar, abraçar, amar, aprender e querer fazer o melhor pelo ser humano que se encontra ali.
Hoje, vinte anos depois, comemoro uma caminhada e como o formando, que saiu para o mundo acadêmico munido de seu diploma de magistério, me reafirmo aprendiz e com a humildade de quem caminhou um pouco mais, peço perdão àqueles que porventura deixei de ajudar a crescer, deixei de amar, deixei de abraçar, deixei de SER, junto com eles. Perdoem a falta de experiência e imaturidade profissional. Sei que seguiram em frente e tenho a certeza de que muitos continuam vencendo na vida e voam alto onde espero um dia, ainda que com as asas cansadas, vê-los vencendo obstáculos e desafios como aqueles que julgo ter vencido e, tenham a certeza meus queridos alunos, com a ajuda de cada um de vocês.
Se hoje, ao olhar para trás, vejo meu crescimento e busco crescer mais, cada um de vocês foi importante em meu caminho, semeando sorrisos, sonhos, esperanças, dificuldades, sucessos, derrotas e muito amor.
Se me perguntarem se faria tudo novamente minha resposta seria sim, que seguiria a mesma carreira porém com mais tranquilidade e procurando errar menos.
Mas educadores são assim, ainda que errem não desanimam e buscam sempre seguir em frente, seguindo o sonho de um amanhã melhor, transformando seres humanos, tornando-os seres melhores.

Um comentário:

  1. Pessoas como você, fazem valer a profissão que exercem. Obrigada por ser verdadeiramente um apaixonado pela arte de ensinar. E pelo que vejo, também pela arte de viver com alegria e verdade. Com palavras e ações alegrando o criador da nossa existência.
    A maior aventura é sabermos que somos sempre aprendizes, imperfeitos, porém fazendo o melhor que podemos.

    ResponderExcluir