quinta-feira, 22 de março de 2012

Quinta carta ao filho

Meu filho!

Hoje quero refletir com você sobre o orgulho.

O orgulho quando utilizado de forma positiva traz energias novas e renovadas para as pessoas. Quando sentimos orgulho da atitude de alguém que conquistou algo importante, cresceu, venceu obstáculos e segue em frente sem perder seus valores, devemos compartilhar este sentimento com os demais. Este é o orgulho positivo! Resultado de um caminho percorrido e de valores solidamente construídos. É nesses momentos que dizemos: “Me orgulho de você!”

Posso dizer que muitas vezes essas palavras saem de minha boca quando me refiro a você!

O orgulho quando utilizado de forma negativa é um dos piores inimigos das pessoas que se amam. O orgulho, na perspectiva negativa é o grande inimigo da humildade. Orgulho, neste caso, é a incapacidade de lidar com os próprios erros ou compartilhá-los com as pessoas ao nosso redor, quer sejam muito ou pouco amadas. Vitimada por esse orgulho a pessoa não é capaz de admitir que errou e que precisa retomar algo para poder seguir adiante na harmonia da vida, das relações da vida. Abrir mão do orgulho é revestir-se de humildade e utilizá-la para uma reaproximação da pessoa ferida pelo nosso erro. É fácil fazer isso? Com certeza não é e quando cultivamos o orgulho, ainda que sabendo que devemos vencê-lo agimos de forma egoísta conosco e com o outro, afastando de nossas vidas pessoas que são importantes. Quando nos revestimos do orgulho não conseguimos conversar com a pessoa sobre o erro, o que deve ser feito para evitar erros futuros. Aliás, devemos cometer erros novos sempre, pois os erros velhos devem se consolidar em aprendizagens, nos afastando dessa forma de errar. Errar, assumir o erro, pedir desculpas e depois incorrer no mesmo erro não é sinal de aprendizado!

Ontem falamos sobre o egoísmo e se ele é prejudicial, imagina quando aliado ao orgulho?

Ainda sobre o orgulho, precisamos pensar em como vencê-lo pois uma vez que os laços de união vão sendo roídos por ele fica cada vez mais difícil a reaproximação e a manutenção da relação ali vivida. De repente pode ser tarde quando decidirmos voltar atrás, retomar atitudes, valores e deixar o orgulho de lado para pedir desculpas sinceras que servirão como compromisso assumido para mudanças efetivas. O orgulho pode nos lançar na solidão do mundo e da vida, sem rumo e sem o amor que ora tivéramos.

Falando em mudanças, elas só podem ocorrer quando realmente queremos que elas ocorram. Quando não as queremos ou nos acomodamos na mesma situação, usamos argumentos de que “sempre foi assim” ou “sempre fui assim”. Só não muda quem resolveu se estacionar na vida. A vida passa adiante e essas pessoas ficam à margem dela, sofrendo sem ajuda pois graças ao orgulho e o fato de não assumirem seus erros para corrigi-los verdadeiramente, acabam ficando sozinhas, pois deixaram-se distanciar das pessoas amadas.

Se mudanças são necessárias por que relutamos tanto em fazê-las? Talvez por nos acomodarmos em zonas de conforto que um dia não mais nos servirão. Talvez por deixarmos de lado os valores que nos ensinaram ou ainda por deixarmos que o orgulho nos afaste de nossa verdadeira natureza.

São muitas perguntas para desconhecidas respostas, mas que mesmo assim precisamos fazer para nós mesmos se queremos viver em harmonia com aqueles que amamos. Mas de todas, uma pergunta que deve sempre ser feita é “se queremos viver com essas pessoas e com esses valores”? Mesmo nas respostas negativas, o orgulho não pode nos impedir de dizer isso para quem nos é importante. Reflita sobre isso meu filho!

Continuo te amando.

Um beijo,

Seu Pai!

Nenhum comentário:

Postar um comentário