sexta-feira, 19 de junho de 2009

Por causa do trigo (Ao Pequeno Príncipe)

Da janela de minha sala

ainda que na metrópole empoeirada

cinzenta dos motores

vejo um campo de trigo dourado.

Olhando pela janela,

o ouro do trigo me traz as lembranças

da raposa que me cativou,

que me ensinou tanto,

a quem ensinei,

e que sofreu ao me ver partir

ou me fez sofrer por sua partida.

As lágrimas que brotaram de nossos olhos,

regaram o trigal, dando-lhe força e viço,

fazendo dourar ainda mais

a imagem de nossas lembranças;

se parti e fiz chorar quem me cativou,

chorei pela sua partida também,

imaginando que só prejuízos nos deixamos.

Mas por causa do trigo,

aprendemos que os ganhos

foram maiores que as perdas.

Tudo por causa do trigo,

do trigo dourado

que de minha janela observo,

lançar-se de um lado para o outro

na brisa leve e perfumada

que sopra, trazendo-me o perfume dos trigais.

Por que mentes?

Dirão alguns...

Não há trigo para ser visto

de sua janela!

A estes que não vêem o trigo

direi com ares de poeta e louco

que não há mentiras,

o trigo está lá para ser visto

pois assim como

o verdadeiro amor,

o essencial é invisível aos olhos,

pois só se vê bem

com os olhos do coração.

2 comentários:

  1. Ótimo texto!!!!
    Como todos os outros, mas este tem um "quê" de especial,pois assim como o verdadeiro amor,o essencial é invisível aos olhos...
    Que alegria seria o dia em todos ao olhar por suas janelas pudessem enxergar campos de trigo dourados que o fizessem lembrar de alguém, que fizessem enxergar com os olhos do coração...

    ResponderExcluir
  2. LINDO... simplesmente encantador...!! Parabéns por escrever tão bem...!!
    Foi por esse 'poema' que me encantei na semearte desse ano (2010), e por ele descobri um blog com maravilhosos textos...!!

    Um Abraço cheio de admiração pelas poucas porém belíssimas "coisas" que o vi apresentar na semearte!!!
    Com carinho... "A garota do Pequeno Príncipe" - Mariane Dallapé

    ResponderExcluir